domingo, 13 de março de 2016

Retiro Quaresmal "MOSTRA-TE (M)ARIANO, (M)ISERICORDIOSO, (M)ISSIONÁRIO"




Nos passados dias 4,5 e 6 de março, cerca de 20 jovens, da Região Norte reuniram-se para fazerem o seu Retiro Espiritual, com o tema MOSTRA-TE (M)ARIANO, (M)ISERICORDIOSO, (M)ISSIONÁRIO. O tema do encontro baseou-se na mensagem do Papa Francismo para a Quaresma de 2016, e no carisma da JMV, com objetivo de que os jovens mostrassem o seu rosto Misericordioso, Mariano e Missionário.
Os jovens foram acolhidos por Maria, que facilmente lhes deu a conhecer o seu rosto, numa singela oração Mariana.

Depois de acolhidos, os jovens foram ao encontro do Pai, ao participarem, das 00h à 01h, na oração das 24h na Igreja de Margaride, Felgueiras. Nesta hora de adoração ao Santíssimo, os jovens refletiram sobre os diferentes motivos que os afastam de Deus e dos outros.

O dia 5 começou bem cedo, com alguns momentos de animação entre os jovens em que de forma discreta, lhes foi sendo transmitida a mensagem do significado deste tempo quaresmal.

Depois da reflexão de alguns rostos, tinha chegado a hora de revelarem os seus próprios rostos através das suas máscaras, num momento de reflexão e partilha. Este momento prolongou-se na realização da via-sacra, onde os jovens descobriram em Jesus Cristo o rosto visível de Deus, transpondo esse caminho, para a sua vida atual. 
O dia terminou com um momento de reconciliação, em que perante as suas máscaras carregadas de simbologia, se aperceberam também como o seu rosto é visto pelos que os rodeiam.  
O último dia foi direcionado para a ação, sendo que a proposta apresentada aos jovens para se mostrarem Marianos e Misericordiosos foi mostrarem-se também Missionários. 

Os jovens foram convidados a despojarem-se das suas máscaras e a descobrirem o seu verdadeiro rosto, através do seu compromisso. O encontro terminou com a Eucaristia, dirigida pelo P. Alves, e com um simples momento de envio.

Foram três dias de reflexão, partilha, emoção e muita, muita alegria. 

Nenhum comentário: