quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Retiro Espiritual

No passado fim de semana realizou-se, na Casa Ozanam em São João de Ver, o Retiro da Região Norte. Após algumas peripécias, voltinhas e rotundas (sem esquecer a casinha das placas!) lá conseguimos descobrir a Casa que tão bem nos acolheu. Fica num recanto sossegado, com muitas árvores e um ambiente apelativo que teríamos certamente desfrutado melhor se não tivesse chovido!
Estiveram presentes 20 jovens de 6 centros locais e contamos com o apoio fundamental do Pe. Fernando, da Ir. Cristina e da Ir. Natália. Ajudas preciosas não só na reflexão e orientação espiritual mas também nas lides domésticas (lembram-se daquela pasta de atum? e do gostinho daquelas refeições? hum...)
Subordinados ao tema: "Com S. Paulo esperamos o Senhor" tivemos cerca de dois dias de reflexão pessoal e meditação. Provavelmente alguém descobriu coisas espantosas, outros talvez tenham despertado para um ou outro aspecto da sua vida mas o que é certo é que cada um viveu o Retiro à sua maneira e todos tivemos a possibilidade de tornar este fim de semana especial. A vida de S. Paulo ficou para nós mais clara. Estamos agora mais atentos ao que Jesus nos diz na estrada para Damasco.
Numa estrutura um pouco diferente do que estamos habituados em Retiro, tivemos momentos de partilha com outros ramos da Família Vicentina. A Eucaristia de domingo bem como a Vigília Mariana do mesmo dia foram celebradas em conjunto com a Sociedade de São Vicente de Paulo. Pudemos partilhar experiências que enriqueceram certamente a reflexão individual dos participantes.
Deixo aqui um agradecimento à Casa Ozanam pela disponibilidade para nos receber e pelas excelentes condições que nos proporcionou e à Sociedade de São Vicente de Paulo pela alegria e boa-vontade com que partilhou o seu espaço connosco.
Muito mais haverá a dizer. Há muitas opiniões que ainda não ouvi. Têm aqui o vosso espaço...

PS: Estão algumas fotos na caixa de partilha. Fico à espera de mais.. Enviem para jmvnorte@gmail.com

Um comentário:

Luísa disse...

Realmente tive muita pena em não ter podido ir ao retiro. Estas épocas de exame--'

Pelo que vi na Vigília, o ambiente estava optimo:)

Ainda bem, porque não nos podemos esquecer que tambem somos um grupo de amigos xD

Bjinhos (vou ver se para a proxima vou;D)